Deoclécio Marques de Lucena

Prefeito Nomeado de Parnamirim (10.01.59 a 31.01.60)
Nome do Hospital Regional de Parnamirim

(Nascimento: 10.08.1913 / Falecimento: 24.02.2002)

Pretendemos Lembrar alguns momentos da vida de Deoclécio Marques de Lucena, que nasceu em 10 de agosto de 1913, na cidade de Itabaiana/PB. Seu pai trabalhou como ferroviário, e chamava-se José Marques de Lucena, sendo casado com a senhora Inácia Rosalina de Lucena.

Deoclécio estudou no Colégio São José e logo depois seguiu carreira militar na Marinha. Posteriormente, com a criação do Ministério da Aeronáutica, cursou a Escola de Especialista, situada em Guaratinguetá, no Estado de São Paulo, e especializou-se em Telegrafia. Em 1947 Deoclécio casou com uma prima, a jovem Maria das Neves Costa de Lucena. Dessa união conjugal nasceram José, Bartolomeu, Flávio (falecido), Marcos, Deoclécio Filho, Lúcia e Telma (falecida).

Foi o primeiro Prefeito de Parnamirim, nomeado pelo Governador Dinarte Mariz. Tal nomeação se deu em 1959 e terminou em 1600. Mesmo governando por apenas um ano e um mês, Deoclécio deixou vários benefícios em nossa cidade. Citamos como exemplo a construção do primeiro Mercado Público, que substituiu outro mais antigo, em forma de galpão, e que ficava onde hoje existe a praça Joao Paulo II. A inauguração da obra ocorreu antes da posse do primeiro prefeito eleito, Ilson Santos de Oliveira. Uma atividade importante na sua trajetória foi ser presidente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), que implantou o então Ginásio Augusto Severo Desse empreendimento participaram o Padre Aquino,, o professor Eliah Maia do Rêgo e outras pessoas de destaque na vida municipal.

Coube também ao nosso primeiro prefeito nomeado, delimitar a área territorial de nossa cidade, trabalho concluído na gestão de José Augusto Nunes. É desta época também a construção de um poço artesiano, que ficava por trás da Escola Estadual Presidente Roosevelt.  Era funcionário do referido Poço Valdemar Valença, responsável pela distribuição de água para a população.

Deoclécio foi o primeiro secretário do Abrigo Filhos de Deus, fundado pelo seu grande amigo Nestor Lima. Os dois sempre participavam de serenatas, sendo exímios tocadores de violão. Uma outra atividade que exerceu foi a presidência do Potiguar Esporte Clube. Deoclécio foi também delegado interino do Município e trabalhou na Polícia Rodoviária Federal.

Sua militância política foi grande, inclusive no Legislativo, pois no ano de 1964, com expressiva votação, chegou a Câmara dos Vereadores. Quando fizemos estes apontamentos biográficos ele enfrentava graves problemas de saúde. Há um Hospital em construção, na gestão do então Prefeito Agnelo Alves, que recebe o nome de Deoclécio Marques de Lucena. Trata-se de uma Homenagem Justa para quem tanto lutou por Parnamirim, desde quando aqui chegou no ano de 1956.