Fernando Bandeira de Melo

COMERCIANTE E EX-PREFEITO

(Nascimento 14.07.1927 / Falecimento 30.05.1992)

Fernando Bandeira destacou-se em nossa cidade como homem de grande valor, vivamente participante do progresso de Parnamirim. Ele nasceu em Itaretama/RN no dia 14 de julho de 1927. Foram seus pais Manuel Fernandes de Melo e Maria das Dores de Melo.

Ele casou-se com Diva Pereira de Melo e deste matrimônio nasceram Marta, Vera, Fernando Bandeira Jr., Regina, Ricardo e Sílvia. O motivo de sua chegada a Parnamirim foi o alistamento na Força Aérea Brasileira, à qual prestou relevantes serviços.

Em 1982 o Brasil saía do regime militar e as disputas eleitoras tomaram conta das praças públicas. Neste ano surgiu um grande líder político em nossa comunidade: Sadi Mendes Sobreir. Convidado pelo “médico dos pobres”, Fernando Bandeira aceitou concorrer como vice-prefeito. A batalha foi intensa: caminhadas, discursos inflamados, um verdadeiro de ideias que movimentou o pacato povo desta terra. Dr. Sadi Mendes teve a responsabilidade de concorrer com Samuel Fernandes da Silva, que inclusive já havia sido vereador. Apurados os votos, Sadi apareceu com uma consagradora vitória, mas um ano depois veio a falecer, provocando uma grande emoção em nossa gente.

Inesperadamente, Fernando Bandeira se deparou com o grande papel de substitui-lo. Seu mandato durou até 1988, e na sua gestão deu prioridade `a educação, aumentou o número de médicos e enfermeiros e construiu várias escolas públicas. A meta principal de sua administração foi erradicação do analfabetismo, a distribuição de merenda escolar e a pavimentação de muitas avenidas. No setor social firmou um convênio com a LBA com vistas a construção de creches para apoiar o menor carente.

O falecimento de Fernando Bandeira de Melo foi 30 de maio de 1992. Sua morte foi uma grande surpresa para todos os parnamirinenses, pois ele nos deixou grandes exemplos de determinação e uma lacuna difícil de ser preenchida.