Francisca Fernandes
da Rocha


PROFESSORA XIXICA

(Nascimento 10.01.1922 / Falecimento 19.08.1981)

Francisca Fernandes da Rocha nasceu em Serra Negra do Norte em 10 de Janeiro de 1922. Seu pai chamava-se Manoel Fernandes Neto e sua mãe Josina Laurinda Fernandes. Ela aprendeu a ler na cidade em que nasceu. Sua família saiu de Serra Negra e foi RESIDIR EM Monte Alegre, onde nasceu o primeiro filho de Francisca Rocha, João Alberico. Em Monte Alegre ela foi professora de pessoas ilustres, hoje com ampla atuação na sociedade daquele município.

Dona Francisca casou com Ernesto Monteiro da Rocha, natural da Paraiba no ano de 1920. Quando se transferiram de Monte Alegre para Parnamirim, Ernesto comprou parte do quarteirão defronte ao Mercado Velho. Em tal terreno ele construiu a residência da sua família e edificou um das primeiras padarias da cidade. Seu Ernesto tornou-se proprietário de várias casas de aluguel e distribuía merenda escolar em Parnamirim e cidades da região.

O casal concebeu João Alberico da Rocha, José Ernesto da Rocha, Adélia Maria e Jonas Fernandes da Rocha. Ernesto Monteiro da Rocha vendia pães para a Base aérea no tempo do CIM (Centro de Instrução Militar). Faleceu em 08 de maio de 1986.

A professora Francisca integrou-se à Escola Estadual Presidente Roosevelt, onde foi vice-diretora, onde posteriormente assumiu como diretora interina. Dedicou sua vida à educação, alfabetizou seus filhos e vários filhos de familiares parnamirinenses.

Na juventude ela foi católica, mas depois passou a integrar a igreja Evangélica Batista. Foram trinta e cinco anos de vida entregues à educação. Francisca Fernandes da Rocha faleceu no dia 19 de agosto de 10981. Foi sepultada em Parnamirim, com grande acompanhamento de pessoas da cidade. Registramos que numa homenagem póstuma seu nome foi dado a uma escola municipal no bairro de Monte Castelo.

Ela era atuante na política partidária, juntamente com outras senhoras e organizava festividades alusivas ao Sete de Setembro. Atuou também nas famosas peças teatrais encenadas no Potiguar Esporte Clube, teve incontáveis afilhados e foi muito querida em Parnamirim.