Maria Fernandes
Saraiva Silva


Professora

(Nascimento 10.08.1927 / Falecimento 25/08/2004)

Parnamirim é um município que conta, na galeria de figuras ilustres, com mulheres inteligentes e audaciosas. É obvio que entre elas devemos biografar algumas, que atuaram com amor e devoção ao magistério. A professora Maria Fernandes Saraiva Silva está incluída entre estas educadoras, pioneiras nas escolas parnamirinenses.

Na distante cidade de Areia Branca, Maria Saraiva veio ao mundo no dia 10 de agosto de 1927. Seu pai Cicero Fernandes Pimenta e a sua mãe, Maria Arsênia Saraiva. Foi alfabetizada em Grossos, onde concluiu o primário. Depois deu continuidade aos estudos no município de Mossoró. Estudou na Escola Normal daquela cidade e fez contabilidade na Escola do Comércio.

Sua trajetória até chegar em Parnamirim foi imensa. De Mossoró sua família partiu para Campina Grande. Nesse período nossa homenageada chegou a dar aulas particulares. Por influência de seu tio Francisco Fernandes Pimenta, político de projeção em Parnamirim, houve a mudança da família para o Rio Grande Do Norte. Assim, as Três irmãs, Benedita Saraiva, Maria Saraiva e Donetildes Saraiva tornaram-se professoras na Escola Estadual Presidente Roosevelt por alguns anos.

Maria Saraiva Casou-se em 1955 com Severino Felipe da Silva, Natural de Guarabira, Sub-Oficial da reserva da Aeronáutica. São filhos do casal Francisco Saraiva, Terezinha Saraiva, Maria Aparecida, João Batista, Maria do Socorro, Estela Maria, Margareth Saraiva e Claudio Saraiva.

Todos membros de uma igreja evangélica da comunidade e não abrem mão do estudo da Bíblia Sagrada. A professora Maria Saraiva não possuía Vaidades e sempre agradeceu a Deus a família que teve.