Sadi Mendes Sobreira

MÉDICO MILITAR – AERONÀUTICA
EX-PREFEITO (1983 – 1984)


(Nascimento 1945 / Falecimento 04.01.1984)

Sadi Mendes Sobreira escreveu uma das mais belas páginas da história política de Parnamirim ( na época Eduardo Gomes). Este homem ilustre nasceu em 1945 na cidade de Cajazeiras, que fica no Sertão Paraibano. Ele foi o filho caçula de Joaquim Mendes e Cacilda Sobreira Mendes.

Sua formatura em Medicina foi no ano anterior de 1972, quando chegou a Parnamirim como oficial médico da Aeronáutica. Tamanho era o zelo que tinha por sua profissão que logo ficou conhecido como o “médico dos pobres”.
Por exercer uma liderança natural, ele foi convidado por políticos do município para disputar a prefeitura pelo PDS. A campanha foi das mais empolgantes, e o seu principal adversário era Samuel Fernandes, um candidato jovem, determinado e carismático.

A luta foi enorme, com comícios intermináveis, passeatas e movimentos regados pela paixão do eleitorado local. Dr. Sadi Mendes foi eleito pela votação vinculada com o estreante Raimundo Marciano.

Ele passou onze meses à frente da prefeitura, buscando sempre o bem-estar da população. Construiu escolas, organizou a comemoração das datas como Dia das Mães, comprou um ônibus para os estudantes e organizou o atendimento médico na cidade.

Tudo seguia conforme seus planos, porém o destino interrompeu o mandato que havia recebido do povo. Após um internamento, ele faleceu no dia 04 de janeiro de 1984. Sua morte abalou a população da cidade, que compareceu ao seu sepultamento em peso, reservando para ele uma despedida digna dos grandes homens públicos.

Sadi Mendes soube escrever seu nome na história e nos corações de muitos parnamirinenses. Deixou a viúva Maria das Graças Formigas Mendes, além de quatro filhos: Sâmia Mendes, Sadi Filho, Sami Mendes E Sâmia Mendes.